Modalidades

Dança do ventre

A dança do ventre teve sua origem no Antigo Egito, aproximadamente há 700 anos, era um ritual primitivo a Deusa-Mãe como forma de agradecimento à fertilidade, os homens eram excluídos do cerimonial. A dança do ventre é uma atividade física que até recentemente só era praticada por profissionais de dança ou pelas pessoas do Oriente Médio. Quase todos os passos e técnicas usadas na dança do ventre são circulares e concentrados em uma parte do corpo, por exemplo, um círculo paralelo ao chão se concentra nos quadris ou ombros. Na rotina da dança do ventre a dançarina bamboleia rapidamente os quadris e os ombros, requerendo bastante flexibilidade ao revirar os músculos da barriga e queimar aquela gordurinha tão indesejada pelas mulheres a dança do ventre ajuda a fortalecer os músculos abdominais, sendo também uma boa forma de exercício para todo o corpo, mais alguns benefícios da dança do ventre:

1. Corrige a postura, conferindo elegância e fazendo “crescer” até três centímetros.
2. Modela ombros e braços, dando contornos mais definidos.
3. Ao corrigir a postura, eleva os seios favorecendo seu formato.
4. Fortalece e enrijece o ventre, diminuindo a barriga.
5. Arredonda e endurece quadril e glúteos
6. Tonifica e desenvolve os músculos da perna, principalmente as coxas e panturrilhas.
7. Auxilia na perda de colorias. (aproximadamente300 calorias)
8. Relaxa e traz bem estar emocional.
9. Desenvolve a auto-estima e a confiança em si própria.
10. Traz desenvoltura e desinibição
11. Confere vaidade e graciosidade ás praticante
12. Ativa a circulação sangüínea
13. Melhora o funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais.
14. Proporciona a redescoberta do feminino, com todo o sensualismo que lhe é peculiar.
15. Aprende a ter um cuidado mais delicado com o próprio corpo.
16. Cria um estimulo para dietas saudáveis, no sentido de potencializar seu visual; entenda-se isso, por criar uma disciplina nos hábitos alimentares e não cair em dietas mirabolantes sem resultados positivos;
17. Desenvolve a capacidade de ressaltar seus pontos interessantes e atenuar os menos favorecidos, trazendo um bem estar com o próprio corpo.
18. Promove na mulher a aceitação de si mesma como ser encantador, diferenciado e belo;
19. Desenvolve a agilidade mental, concentração e atenção tanto na música quanto nos movimentos.
20. Estimula a criatividade;
21. Através de seqüências e laboratórios/dinâmicas trabalhamos a percepção sensorial. Isso cria uma sensibilização na mulher, de forma que sua leitura musical é decodificada através de movimentos precisos e que a colocam em contato com seu interior, suas próprias emoções;
22. Desta mesma forma, a timidez que muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado é trabalhada aos poucos, possibilitando melhoria nos relacionamentos;
23. Alivia o stress do dia-a-dia através do contato de grupo pela troca de experiências e informações, o que desenvolve a capacidade de sublimar os desafios;
Dança de salão:
Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros freqüentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez.
Existe o preconceito de que dança de salão é “coisa de velho” e de que alguns ritmos, tais como o bolero, é “coisa careta”. Ao freqüentar os salões de dança, esse conceito muda rapidamente e todos acabam adorando dançar.
Para aproveitar todos os benefícios dessa atividade e arriscar os primeiros passos, o ideal é freqüentar um curso de dança de salão. Mesmo que no começo pareça difícil sincronizar os passos com os do parceiro, com mais ou menos três meses de aula até os mais desajeitados já “fazem bonito”.
A dança de salão está na moda e pode ser uma boa alternativa para queimar muitas calorias. Além disso, é possível conhecer um monte de gente e divertir-se para valer. Experimente, não há contra-indicação.

Yoga:

Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde, estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:


1.     Cultivar e conquistar boa saúde.
2.     Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.
3.     Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.
4.     Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.
5.     Desenvolver a força de vontade.
6.     Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.
7.     Melhoria do relacionamento humano.
8.     Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.
9.     Auto-conhecimento e paz interior.
10.   Alívio de estresse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário